Histórico

A Comissão Brasileira de Recursos e Reservas – “CBRR” foi estabelecida em 2015, formada pela aliança de três das mais importantes e representativas associações do setor mineral brasileiro:

  • Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral – ABPM
  • Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro – ADIMB
  • Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM

Em 5 de maio de 2015, a CBRR assinou um memorando de entendimento com o CRIRSCO, estabelecendo o procedimento para a aceitação formal da CBRR no CRIRSCO, o qual aconteceu formalmente no dia 30 de Novembro de 2015, assim tornando a CBRR e o Brasil como o nono país e Organização Representativa do CRIRSCO.

A CBRR constitui-se como uma organização privada sem fins lucrativos, com foco no estabelecimento, promoção e gerenciamento de esforços para fomentar e desenvolver o setor mineral brasileiro. Suas iniciativas incluem: difusão de melhores práticas globais de engenharia e geologia, diretrizes para declaração de Resultados de Exploração, Recursos e Reservas Minerais de acordo com os padrões estabelecidos pelo CRIRSCO, gestão do processo de certificação e banco de dados de registro de Profissionais Qualificados Registrados no Brasil.

A CBRR registra profissionais, e como parte do processo de registro, determina áreas de domínio de qualificação. Para os profissionais registrados nessas áreas, o termo “Profissional Qualificado Registrado” é usado.

Estima-se que através de seus três membros fundadores e seus associados, a CBRR represente mais de 90% do PIB do setor mineral brasileiro, englobando desde a fase inicial de exploração mineral até mineradoras multinacionais.