Missão

A CBRR tem a missão de promover e desenvolver a indústria mineral brasileira por meio de iniciativas que incluem as melhores práticas na elaboração de relatórios nos termos dos códigos do Comitê de Reservas Minerais e Padrões Internacionais de Relato (Committee for Mineral Reserves International Reporting Standards – CRIRSCO), organização do processo de certificação e manutenção do registro de Profissionais Registrados no Brasil, dentre outras.

Histórico

A Comissão Brasileira de Recursos e Reservas – “CBRR” foi estabelecida em 2015, formada pela Aliança de três das mais importantes e representativas associações do setor mineral brasileiro: Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral – “ABPM”, Agência Brasileira de Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral – “ADIMB” e o Instituto Brasileiro de Mineração – “IBRAM”. Estima-se que através de seus três membros fundadores e seus associados, a CBRR represente mais de 90% do PIB do setor mineral brasileiro, englobando desde a fase inicial de exploração mineral até mineradoras multinacionais.

A CBRR constitui-se como uma organização privada sem fins lucrativos, com foco no estabelecimento, promoção e gerenciamento de esforços para fomentar e desenvolver o setor mineral brasileiro. Suas iniciativas incluem: difusão de melhores práticas globais de engenharia e geologia, diretrizes para declaração de Resultados de Exploração, Recursos e Reservas Minerais de acordo com os padrões estabelecidos pelo CRIRSCO, gestão do processo de certificação e banco de dados de registro de Profissionais Qualificados no Brasil. A CBRR registra profissionais, e como parte do processo de registro, determina áreas de domínio de qualificação. Para os profissionais registrados nessas áreas, o termo “Profissional Qualificado Registrado” é usado.

O “Guia CBRR” descreve e recomenda os critérios mínimos e orientações para emissão de relatórios públicos no Brasil dos Resultados da Exploração, Recursos e Reservas Minerais.

Em 5 de maio de 2015, a CBRR assinou um memorando de entendimento com o CRIRSCO, estabelecendo o procedimento para a aceitação formal da CBRR no CRIRSCO, o qual aconteceu formalmente no dia 30 de Novembro de 2015, assim tornando a CBRR e o Brasil como o nono país e Organização Representativa do CRIRSCO.

Conselho Superior

2018 – 2020

Presidente: Marcos André Gonçalves –  ADIMB

Vice-Presidente: Felipe Holzhacker Alves  – ABPM

Diretor: Edson Ribeiro  – ADIMB

Diretor: Marcelo Ribeiro Tunes  – IBRAM

Diretor: Rinaldo César Mancin – IBRAM

Diretor: Miguel Antonio Cedraz Nery  – ABPM


2016 – 2018

Presidente: Felipe Holzhacker Alves – ABPM

Vice-Presidente: Onildo Marini – ADIMB

Diretor: Marcelo Ribeiro Tunes – IBRAM

Diretor: Rinaldo César Mancin – IBRAM

Diretor: Douglas Arantes – ABPM

Diretor: Marcos André Gonçalves – ADIMB

Comitê de Registro

Presidente: Paulo Pereira – ABPM

Vice-Presidente: Alessandro Medeiros Silva – IBRAM

Diretor: Walid Daoud – ABPM

Diretor: Homero Braz Silva  – IBRAM

Diretor: Leonardo Figueiredo de Faria  – ADIMB

Diretor: Felipe Machado de Araújo  – ADIMB

Comitê Técnico

Presidente: Celeste Queiroz  – ADIMB

Vice-Presidente: Thomas Brenner  – ADIMB

João Felipe Costa  – IBRAM

Rodrigo Peroni – IBRAM

George de Tomi   – ABPM

Simon Mottram – ABPM

Comitê de Ética

Edmilson Rodrigues da Costa –  IBRAM

Luiz Fernando Visconti – ABPM

Augusto Cesar Bittencourt Pires – ADIMB

Claudio Fernandes –  ABPM

Fabio Figueiredo  – IBRAM

Eduardo de Albuquerque Ruiz Martins  – ADIMB

Secretaria Executiva

Isabela Storni Campos  –  secretaria@cbrr.org.br

Assessoria Técnica

Gláucia Cuchierato  –  glaucia@geoansata.com.br

Apoio

Gustavo de Assunção Mello

Cinthia de Paiva Rodrigues

links úteis